O centro cultural veras – ccv - será construído no coração da ilha de Florianópolis, à Rua Vera Linhares de Andrade, em terreno conquistado e gerido por uma associação cultural, de direito privado, sem fins lucrativos. Com agenda interdisciplinar, consagrada ao encontro de práticas de arte, educação, yoga e sustentabilidade, o ccv certamente se tornará um espaço singular no Brasil.

Desenvolvido desde 2012 por educadores, profissionais da cultura, artistas, praticantes de yoga, ayurveda e permacultura, o projeto foi concebido em 1999, pelo curador e historiador da arte, Josué Mattos, que desde então trabalha para reunir capacitação e mecanismos de viabilização deste espaço. Com isso, o ccv pretende reunir cursos livres, uma biblioteca e centro de documentação, exposições, ateliês de criação, áreas para performances, projeções, práticas de ayurveda e yoga, além de residência artística, horta comunitária e um pequeno restaurante.

Aproximar a arte contemporânea com a cultura milenar do yoga – reconhecida pela Unesco, em 2016, como patrimônio da humanidade – em ações de formação livre e experimental, tem por finalidade lançar paradigmas para muitos dos problemas relacionados à vida contemporânea. Articulado nos núcleos mencionados, a agenda do ccv será elaborada em parceria com redes de ensino e instituições regionais e internacionais.

  • Veras
  • Veras
  • Veras
  • Veras